Histórico

Uma história que faz parte de Erechim

sede social sede social

Erechim ainda era uma vila chamada Boa Vista do Erechim quando o Clube do Comércio, um dos mais tradicionais e antigos clubes sociais da cidade, foi fundado. O ato foi oficializado em uma reunião realizada na Sociedade Italiana Carlo Del Prette, no dia 18 de março de 1935, onde participaram 33 pessoas.
Daquela data até hoje, o Clube do Comércio, através de sua excelente infraestrutura, proporciona atividades recreativas, sociais e esportivas a aproximadamente 4.000 associados, entre titulares e dependentes. É uma referência de grandes acontecimentos na cidade e região.

Ao longo das mais de sete décadas do CC, foram muitos os presidentes que estiveram à frente deste importante clube social. Foi graças ao incansável trabalho realizado pelos seus ex-presidentes e suas diretorias, ao desprendimento e visão com o foco em uma melhor qualidade de vida, ousadia e coragem em inovar e abrir caminhos, que o Aristocrático chega a mais de sete décadas com o reconhecimento de todos os seus associados.

Clube do Comércio Seu primeiro presidente foi Amarante Rosa, que inaugurou festivamente as instalações da sede provisória em um prédio de propriedade de Elisa Vacchi, na Av. Maurício Cardoso. Dois anos após, foi adquirido o terreno onde hoje está situada a sede da entidade, no centro da cidade. O lançamento da pedra fundamental da nova sede foi realizado em 20 de agosto de 1937 e, no dia 16 de fevereiro de 1939, foi inaugurado com uma grande festividade.

Em 1948, um grande incêndio tomou conta do primeiro piso do prédio, causando enormes prejuízos ao Clube. Porém, cinco meses após o sinistro, já se realizavam reuniões com o objetivo da reconstrução das instalações físicas da entidade. Nesta mesma época, falava-se em reforma do Estatuto Social com o lançamento da categoria de sócio remido. Duzentos títulos foram adquiridos nesta oportunidade.

A reconstrução do prédio teve início em agosto de 1950 e, sete anos depois, foi inaugurada a primeira parte do novo prédio. Hoje, as instalações do CC estão rigorosamente em consonância com a legislação ambiental, sem passagem de som para o exterior, para não provocar poluição sonora, e seus ambientes estão climatizados. contando também com um elevador para pessoas, abrangendo todos os andares da sede social, oportunizando assim melhor qualidade e conforto a todos que usam o nosso clube. Estas reformas foram feitas para oportunizar melhor qualidade ambiental para os associados através de uma climatização ideal para as estações de inverno e verão.

Principais eventos da agenda social

O Clube do Comércio é uma das entidades mais sólidas do interior do Estado. Seu expressivo patrimônio é uma conquista de seus associados, que incentivam e apoiam os eventos e festividades. Entre os principais eventos do Clube estão:


Comenda do Imigrante

É um jantar-baile de homenagem às etnias que colonizaram o município: Alemã, Israelita, Italiana e Polonesa. E uma grande festa gastronômica e também de resgate cultural.

Farra do Camarão

O jantar-baile já é clássico no roteiro gastronômico da região e vem crescendo a cada nova edição, mobilizando apreciadores deste crustáceo de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Cerca de 400 pessoas consomem, a cada edição, meia tonelada de camarão trazida do Estado de Santa Catarina. A Farra do Camarão é um evento diferenciado no calendário social erechinense.

Jantar-Baile de Aniversário e Coroação da Rainha

Tradicionalmente, no mês de abril, o Clube do Comércio realiza seu jantar-baile de aniversário, onde, a cada dois anos, é realizada a coroação da nova Rainha. A primeira Rainha do Clube do Comércio foi Ruth Amorim, coroada no ano de 1945.